domingo, 22 de dezembro de 2019

CANDIDATOS 2020 VÃO FALAR SOBRE O FUNDEB?


Sem levar em conta os outros municípios da Bahia, estamos acompanhando a dificuldade de  prefeituras da região com o pagamento da folha do setor de educação, uns de a tempo, outros de agora, e demais no futuro bem próximo. O antigo setor rico, quando da criação do FUNDEF, depois FUNDEB, hoje é um dos maiores problemas para os atuais prefeitos, e com certeza os do futuro. Planos de Cargos e Salários aprovados na época de ouro do setor, hoje estão tornando a folha um problema.  

O valor do repasse está diminuindo em função da queda do numero de alunos matriculados, mais escolas vão ter que serem fechadas, além do que em 31 de dezembro 2020 o FUNDEB acaba, e até agora não se tem sinalização o que vai acontecer com o mesmo. O governo federal diz que não quer colocar mais dinheiro no mesmo, no que seria o NOVO FUNDEB.  Enquanto isso alguns professores ainda continuam com o "Rateio do Fundef" como motivo de luta sindical. 

O ano de 2020 é anos de eleição, e conhecendo a política da nossa região, com certeza, vai ser difícil de qualquer candidato a prefeito discutir  ou propor no seu plano de governo a necessidade de mudança e de adequação do Plano de Cargos e Salarial a atual realidade dos municípios. 

Falar em cortes de direitos seria suicídio político antecipado ou será melhor “fazer de conta que o problema não existe”?  Campanha que não abordar este tema em 2020, afirmo desde agora, será uma campanha mentirosa, falsa e enganadora, de ações que os próximos prefeitos terão que tomar, e que se não tomarem vai acabar em um desastre administrativo. Por Joilson Costa, Rádio Pombal FM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário