terça-feira, 6 de agosto de 2019

PREFEITURA VAI COMPRAR 15 MIL LITROS DE LEITE

Quase 40 produtores de leite de Euclides da Cunha visitaram na quinta-feira, 1º de agosto 2019,  propriedades no estado de Alagoas que atuam na área. O objetivo da caravana era conhecer as experiências exitosas e os procedimentos adotados por lá. Promovidas pela Prefeitura/Secretaria de Agricultura e Sebrae, as visitas começaram no município de Poço das Trincheiras, onde a comitiva esteve na Fazenda São Pedro. No espaço, os produtores euclidenses acompanharam o processo de ordenha do leite, processos higiênicos, alimentação dos animais, gestão da produção e outros cuidados indispensáveis na cadeia produtiva do leite, métodos que estão dando certo nas propriedades alagoanas.
A ideia da Prefeitura de organizar os produtores de leite começou com um planejamento em 2017 e com a capacitação em 2018, tudo via Secretaria de Agricultura. À época, 22 produtores participaram do Projeto FIV (fertilização in Vitro), que envolve melhoramento genético de gado leiteiro, além da distribuição de palma para assegurar forragem ao rebanho. A mobilização foi assertiva e os produtores enxergaram uma grande oportunidade.
Durante as visitas, o prefeito Luciano Pinheiro, que acompanhou a caravana com o vice-prefeito Betão Campos, garantiu total apoio aos produtores. Ele se comprometeu em comprar 15 mil litros de leite por mês para a alimentação escolar, através do PNAE, além de destinar o maquinário necessário e um local para funcionamento da sede da associação ou cooperativa dos produtores de leite do município. A notícia foi bem recebida pelos produtores, que apontaram a falta de mercado como a principal dificuldade para profissionalizar e aumentar a produção. Por ASCOM PMEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário