domingo, 8 de setembro de 2019

RAÍZES BAIANA DO PROCURADOR AUGUSTO ARAS

Antônio Augusto Brandão de Aras nasceu em Salvador. Ele é um advogado brasileiro, atual subprocurador-geral da República do Brasil e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Em 5 de setembro de 2019, ele foi indicado pelo presidente da República Jair Bolsonaro ao cargo de procurador-geral da República, embora não fosse um dos nomes integrantes da lista tríplice votada por membros do Ministério Público Federal. Para tomar posse, a indicação precisa ser aprovada pelo Senado Federal. 

O procurador é filho de Roque Aras, ex-Deputado federal pela Bahia pelo MDB, ex-Deputado estadual pela Bahia e ex-Vereador de Feira de Santana (ver aqui). O político fez carreira em Feira de Santana, mas Aras nasceu em Monte Santo e vem de uma família tradicional de Euclides da Cunha, onde foi criado. A família também tem raízes em Canudos. Ele é filho de José Soares Ferreira Aras, que foi um poeta, repentista e pesquisador brasileiro (ver aqui). 

O avô de Augusto Aras é considerado um dos maiores intelectuais do Nordeste da Bahia, sempre ligado à história de Antônio Conselheiro e à Guerra de Canudos. Ele é o autor do hino de Euclides da Cunha, obras como: “Meu Folclore – História da Guerra de Canudos, Euclides da Cunha, Museu de Bendegó, 1957”, “Acervo da Guerra de Canudos” e outras. Do A Voz do Campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário