quinta-feira, 21 de maio de 2020

LATICÍNIO TABULEIRO E A FAZENDA QUIXABEIRA

O Laticínio Tabuleiro, localizado na Fazenda Quixabeira em Ribeira do Pombal, de propriedade do conhecido Manoel Sampa Rio, hoje administrado pelo seus filhos, no momento está processando de 13 a 14 mil litros de leite/dia. A capacidade de processamento de 35 a 40 mil litros de leite/dia.  Parte deste leite processado vai para a produção seis tipos de queijo, ricota, coalho, e requeijão. A manteiga produzida é um dos produtos mais vendidos na região, principalmente nos supermercados pombalense. Em torno de 95% dos produtores fornecedores do leite ao laticínio trabalham com ordenha mecânica e possuem resfriadores, com total controle de qualidade para o leite, sem contato manual.  

Em função da pandemia do coronavírus, o faturamento teve uma queda entre 27 a 28%, em função da desativação da produção do iogurte, escoada quase na sua totalidade para  a merenda dos alunos das rede municipal e estadual de ensino, já que o laticínio é fornecedor deste produto para diversas prefeituras e para escolas do Governo do Estado da região. Para o futuro, o projeto em atraso pelo COVID-19, a produção de queijos finos. O empreendimento gera 35 empregos diretos, e um numero de diversos indiretos 

Na Fazenda Quixabeira, a qual Manoel Sampa Rio, está dedicado todo seu tempo, o trabalho e pela melhoria genética do seu plantel de vacas e que está tendo sucesso, pois no leilão realizado recentemente, 7 de março 2020, diversas vacas foram arrematadas por diversos criadores do Brasil, inclusive uma das ofertadas, que tem uma produção de mais de 60 quilos/dia leite, foi arremata por R$ 40 mil. Este trabalho de melhoria continua a todo vapor, com a mais moderna tecnologia desenvolvida pelo setor leiteiro. Por Joilson Costa. 

Um comentário: