quarta-feira, 29 de maio de 2019

SEIS FACÇÕES CRIMINOSAS QUE ATUAM NA BAHIA

A Bahia é o segundo estado com maior número de facções criminosas do país, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2018. Atualmente, seis grupos comandam atividades ligadas ao tráfico de drogas nas cidades baianas: Bonde do Maluco, Catiara, Comando da Paz, Mercado do Povo Atitude, PCC e Quadrilha do Perna. Os grupos criminosos voltaram a chamar atenção do país no início na semana, quando um racha entre as facções Família do Norte (FDN) e Comando Vermelho (CV) provocou a morte de 55 pessoas em quatro presídios no Amazonas.
Para o professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Luiz Cláudio Lourenço, “o grande número” de facções no estado tem a ver com a divisão que ocorreu entre o Comando da Paz e a Quadrilha do Perna, nos anos 2000. “Quando esses grupos se separaram houve divisões. Por exemplo, o BDM, que é a facção que mais cresce hoje, é uma ramificação do Comando da Paz”, explica Lourenço, que é pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Crime e Sociedade (Lassos).
O professor explica que, na Bahia, depois que as facções se separaram cada um dos grupos criou as próprias regras e autonomias. “Isso também fez com que não se formasse uma grande facção no estado. A gente observa que os grupos atuam de maneiras diferentes, até mesmo dentro da própria facção”, afirma. O pesquisador  também diz que o modo de combate do estado contribuiu para o crescimento dos grupos baianos. “O enfrentamento ajudou, porque os líderes iam morrendo e os grupos começaram a fundar outras facções. É como se fosse uma hidra, porque se mata um e nascem dois”, fala. Do Bahia.ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário