segunda-feira, 14 de novembro de 2016

RODRIGO HAGGE, PREFEITO ELEITO DE ITAPETINGA

Na segunda-feira, 14 de novembro 2016, o prefeito eleito de Itapetinga, o advogado Rodrigo Hagge, 26 anos , concedeu entrevista aos comunicadores Marck Viana e Joilson Costa, apresentadores do Programa Pinga Fogo da Rádio Pombal FM.

Hagge obteve 19.827 votos, ou seja, 55% dos votos válidos, superando a soma dos outros dois candidatos que concorreram com ele na última eleição de outubro.

Na oportunidade ele disse que procurou fazer uma eleição de proposta, destacando que o  modelo eleitoral deste ano foi “extremamente diferente”, um modelo eleitoral em que não houve doação de empresas, o que, segundo ele, é o modelo que o povo quer.

Transição: Sobre a transição (período em que a equipe do prefeito eleito deve se reunir com a equipe do prefeito que está encerrando o mandato, para obter o máximo de informações sobre o funcionamento da máquina pública), ele defendeu que seja feita com seriedade, tanto por parte de quem foi eleito quanto daquele que está completando o mandato, pois o povo não pode ficar sujeito a um jogo de cena política. Ele disse que espera que o atual gestor do seu município tenha uma postura institucional, garantindo que vai buscar uma boa relação,  independente das diferenças políticas e ideológicas entre ambos, para a boa continuidade do serviço público.

O prefeito informou que já formou sua equipe de transição e encaminhou ofício ao atual gestor e pelo que pode perceber ele está disposto a colaborar para que haja uma transição tranquila, garantindo que da sua parte não haverá nenhum tipo de revanchismo, nenhum tipo de caça às bruxas.

Auditoria: Rodrigo Hagge prometeu realizar auditoria nas contas públicas, para se resguardar e resguardar a população de Itapetinga, mas sem nenhum tipo de perseguição a qualquer pessoa da atual administração, defendendo que vai fazer uma administração saneada, para deixar a prefeitura equilibrada e dar continuidade ao serviço público.

Enxugamento da máquina pública: Hagge disse que já obteve informações sobre a situação administrativa e observou dados preocupantes, como o índice de gastos com pessoal na casa dos 68%, o endividamento do município gira em torno dos 68 milhões de reais e um débito muito grande com fornecedores de serviços e produtos. Portanto, diante de tudo isso, sabe que vai ter trabalho para colocar a casa em ordem e já vem explicando isso a população, inclusive durante a campanha. “Eu vou ter que fazer uma gestão de enxugamento da máquina pública porque o prefeito só pode trabalhar se tiver dinheiro.”

Geração de emprego: Argumentou que as prefeituras não podem ser os maiores empregadores das pequenas cidades, pois isso aumenta os gastos e falta dinheiro para realizar calçamento, saneamento e outros serviços em benefício da população. A geração de emprego tem que vir através do desenvolvimento econômico.
Segurança Pública: Quando questionado sobre a questão da segurança pública, ele disse que Itapetinga também vem sofrendo muito com esse problema. Ele criticou a atuação do governo do estado no que se refere à segurança pública, lamentando o aumento do tráfico de drogas e do número de homicídios relacionados à prática.

Ele disse que vai enfrentar o problema fazendo a cidade se desenvolver, iluminando as praças para que as pessoas possam voltar a visitá-las, coisa que não acontece hoje em Itapetinga, porque esses espaços públicos estão depredados e abandonados, ressaltando, porém, que quanto a segurança pública os prefeitos não podem fazer muito, cabendo, portanto, essa obrigação ao governo do estado.

Pecuária:  Sobre a pecuária, Hagge disse que Itapetinga está vivendo a maior seca de sua história. Houve uma redução de 30 mil cabeças do rebanho da microrregião. 40% da pastagem está perdida e a situação é muito dolorosa. “Vamos começar um diálogo com os superintendentes do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste, para gente rever os empréstimos e o prazo de pagamento, para que a gente possibilite ao produtor rural se recapitalizar e refazer as pastagens”, já que o índice pluviométrico melhorou no município.

Relação com o governo do estado:  Sobre isso ele disse que sua mãe, Virgínia Hagge, quando foi deputada estadual, Rui Costa era o Secretário de Relações Institucionais e eles sempre mantiveram um bom relacionamento, nutrindo um respeito recíproco. Ele disse que não tem nenhum tipo de problema com o governador e espera ter uma relação profícua, mesmo em campos opostos, reconhecendo que Rui Costa tem demonstrado uma postura institucional muito boa e quer que ele trabalhe por Itapetinga, o que não vem fez até agora.


Rodrigo Hagge é neto de Dr. Hélio Brito, e no momento da entrevista estava acompanhado de seu pai Manoel Antônio Ribeiro Costa e de seu tio, Luciano Brito, diretor da Pombal FM, emissora implantada por seu avô em 1988. Ele destacou a aproximação que tem com Ribeira do Pombal, pois já participou de muitos eventos festivos realizados na cidade. Redação Rádio Pombal FM. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário