sexta-feira, 20 de maio de 2016

VEREADORES IMPOSSIBILITADOS DE FISCALIZAREM

A frase de autoria do ex-governador Octavio Mangabeira, “Pense num absurdo, na Bahia tem precedente”, volta à tona com a recente visita dos vereadores de oposição a sede da Prefeitura Municipal de Tucano/BA tentando fiscalizar as contas do Poder Executivo que estão em disponibilidade pública conforme determina a legislação.

O absurdo, foi que durante a fiscalização realizada no dia 19/05/2016 pelos Vereadores Carlinhos do Mestre Velho, Rodrigo do Zélia e Maísa, os prepostos do Prefeito Dr. Igor proibiram os mesmos de realizarem a devida fiscalização. A Procuradora Geral do Munícipio Drª Luzia Ilka Calazans dos Santos e o Procurador Adjunto Dr. Isaque de Santana Correia foram a sala onde estava acontecendo a devida fiscalização proibir os vereadores, usando como argumento que os documentos ali disponibilizados não podem ser reproduzidos e nem fotografados por serem sigilosos.

Acreditamos que os procuradores não têm conhecimento da LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011. Para quem não sabe, essa é a LEI regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal. E se esses fracos Procuradores tem conhecimento, os mesmos cometeram crime ao negar que os Vereadores tivessem acesso ao solicitarem cópia de documentos que são públicos.

Os Vereadores, ao solicitar cópias de uma determinada licitação e de alguns processos de pagamentos, foram recebidos pela dupla de Procuradores, que negou tal procedimento e argumentaram que os mesmos deveriam requisitar por ofício ou por mandato de segurança, pois a Prefeitura  necessitava de tempo por não ter estrutura para atender à solicitação dos Vereadores.

De acordo com os fatos narrados pelos Vereadores e pelo teor dos documentos por eles solicitados levam a crer que, pelo menos a princípio, a negativa por parte do Prefeito Municipal e de seus Procuradores em fornecer a documentação e informações solicitadas pela mesma é ofensiva ao seu direito líquido e certo. Sabemos, que é de competência dos membros da Câmara Municipal a fiscalização dos atos do poder Executivo. Tem um ditado popular que diz: Onde há fumaça, há fogo.

O que nos deixa mais intrigado, diz o Vereador Rodrigo, é que o Vereador David Andrade (PT), que é da base aliada do Prefeito, estava presente e foi protagonista em defender a Administração, dizendo para os Procuradores não autorizarem que as solicitações do Vereadores de Oposição fossem atendidas.

Não vamos nos calar. O Prefeito e seus Procuradores não vão nos intimidar. Estaremos todos os dias na Prefeitura para realizarmos nosso dever que é fiscalizar os atos do Prefeito Dr Igor. ASSINAM A NOTA OS VEREADORES  CARLOS ALBERTO DE SANTANA FARIAS, MAÍSA DE JESUS MACEDO E RODRIGO CAVALCANTE DOS REIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário