segunda-feira, 23 de abril de 2018

TORNEIO DE PASSÁROS ACONTECEU EM CIPÓ


No domingo,  22 de abril 2018,  a ABCC realizou na cidade de Cipó, um Torneio de Passarinhos, onde as belas aves-atletas se apresentaram em suas gaiolas ornamentadas, com todo seu esplendor e potência cantora, para satisfação dos seus expositores e delírio dos torcedores que se fizeram presentes. O evento teve a assinatura da Associação Baiana dos Criadores da Caatinga (ABCC) e foi aberto ao publico em geral. 

A disputa consiste basicamente no canto; os pássaros serão dispostos em um círculo, onde são naturalmente estimulados a emitirem seu canto, justamente pela presença de outros machos da mesma espécie. Desta forma começa o “combate” e se consagrará como grande campeão a ave que simplesmente cantar mais em sua categoria.

O Torneio de Cipó foi dividido em duas categorias: trinca-ferro (saltator similis) e coleiro X papa-capim (sporophila caerulescens e sporophila nigricollis) e contou com a presença de expositores de Ribeira do Pombal, Tucano, Euclides da Cunha, Heliópolis, Olindina. A presença mais aguardada foi a de Célio Santa Rosa, que vem de Paripiranga sempre acompanhado de seu trinca ferro Zelão.

Apesar de inusitado, o Torneio possui a aprovação dos Órgãos Ambientais Federal (IBAMA) e Estadual (INEMA), bem como todos os Competidores tem Autorização Nacional para ter em cativeiros os pássaros relacionados ao duelo e o mais importante as aves utilizadas no evento também são devidamente registradas nos órgãos competentes. Com informações da ABCC, no site do Arildo Leone

Nenhum comentário:

Postar um comentário